Apresentação

A ideia para criar este blog surgiu no âmbito do tema da nossa Área de Projecto, que relaciona a saúde e os avanços da ciência e da tecnologia nos nossos dias com o quotidiano.

Escolhemos o tema da auto-imunidade porque está inserido no fascinante capítulo do livro de Biologia doptado pela escola, "Imunidade e Controlo de Doenças", e também pois a pesquisa será muito importante para a nossa vida profissional futura.

Neste blog postaremos inúmeras doenças auto-imunes, e esperamos que estas informações sejam úteis aos leitores.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

ANEMIA APLÁSTICA

Doença que afecta o processo de hematopoiese (génese de células sanguíneas), na medula óssea. Análises sanguíneas em pacientes revelam pancitopenia, ou seja, uma combinação de anemia, leucocitopenia e trombocitopenia. Os principais sintomas desta doença são palidez, fadiga, susceptibilidade a infecções e tendência a hemorragias. Esta anemia pode ser causada por infecções, toxinas ou por mecanismos auto-imunes.

A anemia aplástica surge quando existe uma concentração elevada de linfócitos T na medula óssea, que vão inibir a diferenciação de células totipotentes em células sanguíneas, pela produção de interferões e por apoptse (suicídio celular). O tratamento envolve imunossupressores, como esteróides, ciclosporina, e um transplante de medula óssea.

Sem comentários: