Powered By Blogger

Apresentação

A ideia para criar este blog surgiu no âmbito do tema da nossa Área de Projecto, que relaciona a saúde e os avanços da ciência e da tecnologia nos nossos dias com o quotidiano.

Escolhemos o tema da auto-imunidade porque está inserido no fascinante capítulo do livro de Biologia doptado pela escola, "Imunidade e Controlo de Doenças", e também pois a pesquisa será muito importante para a nossa vida profissional futura.

Neste blog postaremos inúmeras doenças auto-imunes, e esperamos que estas informações sejam úteis aos leitores.

terça-feira, 15 de abril de 2008

CIRROSE BILIAR PRIMÁRIA

Também conhecida como Colangite destrutiva, é uma inflamação dos ductos intrahepáticos menores que afecta principalmente mulheres na casa dos 40 anos, ou mais velhas. Além de colangite , a taxa de colesterol no soro é bastante elevada. Aa elevação da taxa de colesterol provocar xantomas cutâneos - nódulos/machas amarelas na pele. Outros sintomas comuns são prurido, pigmentação cutânea, indigestão hepatobiliar e icterícia. Esta doença é multisistémica porque pode afectar o pâncreas exócrino, as glândulas lacrimais e as glândulas salivares (glândulas secas). A cirrose biliar primária é associada com o sindroma de Sjögren e com outras doenças auto-imunes. É causada por anticorpos anti-mitocondriais, que agem directamente contra os complexos de hidrogenase/piruvato, causando a inflamação dos ductos biliares.

Sem comentários: