Powered By Blogger

Apresentação

A ideia para criar este blog surgiu no âmbito do tema da nossa Área de Projecto, que relaciona a saúde e os avanços da ciência e da tecnologia nos nossos dias com o quotidiano.

Escolhemos o tema da auto-imunidade porque está inserido no fascinante capítulo do livro de Biologia doptado pela escola, "Imunidade e Controlo de Doenças", e também pois a pesquisa será muito importante para a nossa vida profissional futura.

Neste blog postaremos inúmeras doenças auto-imunes, e esperamos que estas informações sejam úteis aos leitores.

terça-feira, 20 de maio de 2008

SÍNDROMA DE KINSBOURNE

Também conhecido por síndroma Opsoclonus-myoclonusé (englobado nos síndromas paraneoplásticos), é uma desordem neurológica causada pela extensão da acção dos anticorpos do organismo às células do cérebro, quando era suposto atacarem apenas o neuroblastoma. Acontece na maioria dos casos em crianças que desenvolvem tumores ou infecções virais, mas não têm carácter genético.
Os sintomas traduzem-se por pestanejar contínuo e involuntário, rotação dos olhos involuntária ou contracções musculares rápidas e involuntárias; ataxia cerebral, disfasia, mutismo selectivo, fadiga, irritabilidade, aumento do fluxo de saliva, estrabismo, vómitos e distúrbios no sono; nos quais se baseia o diagnóstico.
A terapêutica costuma estar relacionada com o tumor presente, que deve ser removido cirurgicamente. Outras medicações envolvem injecções da hormona adrenocorticotrófica (ACTH) e de Imunoglobulinas; imunossupressores (Imuran), esteróides, quimioterapia, terapêuticas que envolvam aféreses entre outras.

Sem comentários: