Powered By Blogger

Apresentação

A ideia para criar este blog surgiu no âmbito do tema da nossa Área de Projecto, que relaciona a saúde e os avanços da ciência e da tecnologia nos nossos dias com o quotidiano.

Escolhemos o tema da auto-imunidade porque está inserido no fascinante capítulo do livro de Biologia doptado pela escola, "Imunidade e Controlo de Doenças", e também pois a pesquisa será muito importante para a nossa vida profissional futura.

Neste blog postaremos inúmeras doenças auto-imunes, e esperamos que estas informações sejam úteis aos leitores.

terça-feira, 20 de maio de 2008

SÍNDROMA DE VOGT-KOYANAGI-HARADA

É uma doença que envolve vários órgãos que contêm melanócitos, e caracteriza-se por outras desordens como uveíte, poliose, vitiligo e meningite. Em pacientes com este síndroma, os linfócitos T-helper estão sensibilizados contra os melanócitos da pele e da úvea, e contra o sistema nervosos central e do ouvido, e possuem concentrações elevados do antigénio HLA-DR4. Apesar de ainda estar em aberto, investiga-se a relação do síndroma com o alelo DRB*0405.
Encontra-se com mais frequência na Ásia, no Mediterrâneo e na América Latina. Há registos de pacientes que desenvolveram este síndroma após doenças cutâneas, após terapêuticas contra melanomas e até mesmo após cirurgias contra metástases, pelo que se suspeita de que esteja por vezes ligada a linfomas malignos.
Observa-se também a capacidade dos pigmentos da úvea de pacientes com esta doença estimularem a cultura de linfócitos que reagirão contra as células dos melanomas.
A terapêutica passa pela medicação com corticosteróides e imunossupressores.

Sem comentários: