Apresentação

A ideia para criar este blog surgiu no âmbito do tema da nossa Área de Projecto, que relaciona a saúde e os avanços da ciência e da tecnologia nos nossos dias com o quotidiano.

Escolhemos o tema da auto-imunidade porque está inserido no fascinante capítulo do livro de Biologia doptado pela escola, "Imunidade e Controlo de Doenças", e também pois a pesquisa será muito importante para a nossa vida profissional futura.

Neste blog postaremos inúmeras doenças auto-imunes, e esperamos que estas informações sejam úteis aos leitores.

domingo, 27 de abril de 2008

DOENÇA MISTA DO TECIDO CONJUNTIVO

É uma doença auto-imune caracterizada pela combinação dos sintomas de diferentes doenças do tecido conjuntivo, como o Lúpus Eritematoso Sistémico, a Escleroderma, a Artrite Reumatóide, a Polimiosite, a Dermatomiosite ou o Sindroma de Sjögren. O primeiro sintoma da doença é o Sindroma de Raynaud, e seguem-se a esclerodactilia, o inchaço das mãos, miosite, erupções cutâneas, problemas pulmonares, deficiências na mobilidade esofágica e poliartralgia (dores nas articulações).
É causada pela presença no sangue dos anticorpos: anti-ribonuclease P, anti-nucleares e das imunoglobulinas IgM. O tratamento é similar ao da Escleroderma.

Sem comentários: