Apresentação

A ideia para criar este blog surgiu no âmbito do tema da nossa Área de Projecto, que relaciona a saúde e os avanços da ciência e da tecnologia nos nossos dias com o quotidiano.

Escolhemos o tema da auto-imunidade porque está inserido no fascinante capítulo do livro de Biologia doptado pela escola, "Imunidade e Controlo de Doenças", e também pois a pesquisa será muito importante para a nossa vida profissional futura.

Neste blog postaremos inúmeras doenças auto-imunes, e esperamos que estas informações sejam úteis aos leitores.

terça-feira, 20 de maio de 2008

VASCULITE LEUCOCLÁSTICA/PURPÚRA DE SCHÖNLEIN-HENOCH

Inflamação dos pequenos e médios vasos sanguíneos, principalmente os semi-cutâneos. Surgem hemorragias, necroses, urticária, todos estes sintomas simétricos e nos membros inferiores. Esta doença é causada pela acumulação de complexos imunes nos vasos, que activa a resposta imunitária. A resposta imunitária causa febre, dores articulares e complicações gastrointestinais. A presença da imunoglobulina IgA pode causar nefropatia. Este tipo de vasculite pode ser diagnosticado por testes clínicos e histológicos, como a imunofluorescência para confirmar a presença de complexos-imunes nos vasos sanguíneos. Os pacientes com uma inflamação sistémica são normalmente tratados com imunossupressores.

Sem comentários: