Powered By Blogger

Apresentação

A ideia para criar este blog surgiu no âmbito do tema da nossa Área de Projecto, que relaciona a saúde e os avanços da ciência e da tecnologia nos nossos dias com o quotidiano.

Escolhemos o tema da auto-imunidade porque está inserido no fascinante capítulo do livro de Biologia doptado pela escola, "Imunidade e Controlo de Doenças", e também pois a pesquisa será muito importante para a nossa vida profissional futura.

Neste blog postaremos inúmeras doenças auto-imunes, e esperamos que estas informações sejam úteis aos leitores.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

FIBROSE PULMONAR IDIOPÁTICA

Esta doença auto-imune também é conhecida como Alveolite Fibrosante Criptogénica. Os macrófagos alvéolares são activados após o contacto com um patogene ainda desconhecido, devido a uma pré-disposição genética. Pensa-se que as citoquinas produzidas pelos linfócitos T também contribuem para a activação dos macrófagos alvéolares. Estes macrófagos segregam interleucinas 8, que recrutam neutrófilos. Os neutrófilos atacam os pneumócitos tipo I (epitélio que constitui os alvéolos), o que leva a um aumento dos pneumócitos tipo II, que induzem a quimiotaxia e a fibrose. No pior dos casos, vão-se desenvolver cicatrizes fibróticasnas paredes dos alvéolos, que podem ser observadas em radiografias. A doença é tratada com corticosteróides combinados com interferões-γ.

Sem comentários: