Apresentação

A ideia para criar este blog surgiu no âmbito do tema da nossa Área de Projecto, que relaciona a saúde e os avanços da ciência e da tecnologia nos nossos dias com o quotidiano.

Escolhemos o tema da auto-imunidade porque está inserido no fascinante capítulo do livro de Biologia doptado pela escola, "Imunidade e Controlo de Doenças", e também pois a pesquisa será muito importante para a nossa vida profissional futura.

Neste blog postaremos inúmeras doenças auto-imunes, e esperamos que estas informações sejam úteis aos leitores.

terça-feira, 20 de maio de 2008

SÍNDROMA DE ERDHEIM-CHESTER

É uma forma rara de histiocitose em células que não as de Langerhans e costuma surgir em pacientes com meia-idade. Envolve infiltrações por sobrecarregamento lípido ao nível dos macrófagos e inflamações nos linfócitos provenientes da medula óssea dos ossos longos, que pode levar á esclerose na mesma.
Os sintomas podem passar por febre
e perda de peso, porém os mais comuns são dores nos ossos; doença de Ormond, diabetes insipidus, Exoftalmia, Xantoma, sintomas neurológicos, Fibrose Retroperitoneal dispneia entre outros. No diagnóstico é possível detectar níveis baixos de lipoproteínas de baixa densidade, LDL – Colesterol; podendo também realizar-se por radiografias ou imagens neurológicas (observação de simetria cerebral e alterações nos T2) e por biopsia.
A terapêutica é feita com costicosteróides, interferões, quimioterapia, radioterapia, cirurgia Debulking, ciclosporina e medicina botânica, dependendo do grau da de desenvolvimento da doença.

Sem comentários: