Powered By Blogger

Apresentação

A ideia para criar este blog surgiu no âmbito do tema da nossa Área de Projecto, que relaciona a saúde e os avanços da ciência e da tecnologia nos nossos dias com o quotidiano.

Escolhemos o tema da auto-imunidade porque está inserido no fascinante capítulo do livro de Biologia doptado pela escola, "Imunidade e Controlo de Doenças", e também pois a pesquisa será muito importante para a nossa vida profissional futura.

Neste blog postaremos inúmeras doenças auto-imunes, e esperamos que estas informações sejam úteis aos leitores.

domingo, 18 de maio de 2008

SÍNDROMA DE DRESSLER

Após um ataque de coração ou de uma cirurgia ao mesmo, o pericárdio pode ficar inflamado, induzindo uma resposta imunitária (produção de auto-anticorpos contra os antigénios do miocárdio) que dá origem ao síndroma de Dressler.
Os sintomas mais comuns são dores no tórax, pleurisia e falta de ar, febre e dores no ombro esquerdo.
O médico pode facilmente realizar o diagnóstico através da observação dos sintomas, de auscultar o coração ou de realizar análises ao sangue (pela elevada velocidade de sedimentação globular), contudo com um ecocardiograma ou um electrocardiograma é possível a confirmação.
A terapêutica, muitas vezes apenas descanso, pode ser feita com medicação (aspirinas e outros anti inflamatórios como a colchicina, e corticosteróides), ou pode requerer hospitalização quando é necessário vigilância médica mais acentuada.

Sem comentários: