Apresentação

A ideia para criar este blog surgiu no âmbito do tema da nossa Área de Projecto, que relaciona a saúde e os avanços da ciência e da tecnologia nos nossos dias com o quotidiano.

Escolhemos o tema da auto-imunidade porque está inserido no fascinante capítulo do livro de Biologia doptado pela escola, "Imunidade e Controlo de Doenças", e também pois a pesquisa será muito importante para a nossa vida profissional futura.

Neste blog postaremos inúmeras doenças auto-imunes, e esperamos que estas informações sejam úteis aos leitores.

terça-feira, 20 de maio de 2008

SÍNDROMA DE LAMBERT-EATON

É uma doença rara que afecta a junção neuromuscular, e que é muitas vezes confundida com a Miastenia Grave, apesar de serem distintas em alguns aspectos. Encontra-se muitas vezes associada ao cancro do pulmão, ao linfoma, leucemia e cancro da próstata.
Em pacientes que padeçam deste síndroma, os anticorpos estão sensibilizados contra os canais iónicos pré-sinápticos que regulam a permeabilidade para com os iões de cálcio, localizados na junção neuromuscular. Assim, a função destes canais é alterada, e consequentemente o derrame de acetilcolina, necessária às interacções neuromusculares que mantêm a força muscular nos níveis normais do organismo. Nos casos de associação com cancros, pensa-se que a acção dos anticorpos não seja, na verdade, propositadamente auto-imune.
Os sintomas costumam incluir fraqueza progressiva, redução de saliva, impotência, redução ou perda de reflexos e problemas oculares e respiratórios ao nível dos músculos.
É diagnosticável através de testes laboratoriais como raios-X, testes com anticorpos monoclonais, e estimulação sensitiva.
A terapêutica envolve corticosteróides, imunossupressores (azatioprina) e 3,4-diaminopyridine. A troca de plasma e a injecção de Ig também pode contribuir para uma melhora nos sintomas.

Sem comentários: