Powered By Blogger

Apresentação

A ideia para criar este blog surgiu no âmbito do tema da nossa Área de Projecto, que relaciona a saúde e os avanços da ciência e da tecnologia nos nossos dias com o quotidiano.

Escolhemos o tema da auto-imunidade porque está inserido no fascinante capítulo do livro de Biologia doptado pela escola, "Imunidade e Controlo de Doenças", e também pois a pesquisa será muito importante para a nossa vida profissional futura.

Neste blog postaremos inúmeras doenças auto-imunes, e esperamos que estas informações sejam úteis aos leitores.

domingo, 18 de maio de 2008

OFTALMIA SIMPÁTICA

Oftalmia simpática (SO) é uma uveite granulomatosa (um tipo de inflamação ocular), de ambos os olhos após o trauma de um olho. É a mais temida complicação ocular unilateral, considerada uma lesão grave, pois pode deixar o paciente completamente cego.
Alguns sintomas da doença são manchas nos olhos e saída dos olhos da cavidade ocular. O olho permanece relativamente indolor enquanto a doença inflamatória se desenvolve, no entanto, a retina inflamada provoca dores. Papilledema
, glaucoma secundário, virtilifo e poliosis das pestanas podem acompanhar a OS.
A patogénese exacta é ainda desconhecida. Aparentemente, o trauma penetrante num olho induz a libertação de antigénios uveais, que iniciam a acção de linfócitos T CD4+, apresentados pelas células epiteliais da retina e pelas células de Müller. O exame histopatológico é caracterizado pela infiltração nodular ou difusa do tratamento uveal por linfócitos e células epitelióides.
O tratamento inclui a enucleação do olho simpatizante, uso intensivo de corticóides tópicos e sistémicos e emprego de imunossupressores sistémicos. No entanto, o prognóstico é reservado e depende fundamentalmente da época do diagnóstico e início precoce da terapia apropriada.

Sem comentários: