Powered By Blogger

Apresentação

A ideia para criar este blog surgiu no âmbito do tema da nossa Área de Projecto, que relaciona a saúde e os avanços da ciência e da tecnologia nos nossos dias com o quotidiano.

Escolhemos o tema da auto-imunidade porque está inserido no fascinante capítulo do livro de Biologia doptado pela escola, "Imunidade e Controlo de Doenças", e também pois a pesquisa será muito importante para a nossa vida profissional futura.

Neste blog postaremos inúmeras doenças auto-imunes, e esperamos que estas informações sejam úteis aos leitores.

sexta-feira, 2 de maio de 2008

ENCEFALITE DE RASMUSSEN

A encefalite de Ramussen é uma doença auto-imune rara que consiste na inflamação de tecidos cerebrais de um hemisfério cerebral. É uma doença pediátrica caracterizada por ataques epilépticos severos e sem tratamento, com demência e inflamação cerebral. São detectados auto-anticorpos anti-GluR3, ou seja, anticorpos anti-receptores de glutamato, um neurotransmissor excitatório que conduz à despolarização dos neurónios centrais.
Os anticorpos ligam-se aos receptores, impedindo a ligação de glutamato. Contudo os anticorpos podem estimular o receptor mais que o glutamato, causando excitação massiva epiléptica dos neurónios. Este tipo de encefalite causa perda das habilidades motoras e da fala, hemiparalisia, encefalites, demência e deteriorização mental.
Um diagnóstico precoce e o tratamento com agentes imunomoduladores e/ou hemisferectomia (remoção da parte afectada do cérebro) são provavelmente decisivos na prevenção do declínio cognitivo progressivo que acompanha esta doença. Outros tratamentos eficazes são a plasmaferese e os esteróides. Apesar dos tratamentos, os pacientes ficam com sequelas da doença, como paralisias ou défices de fala.

2 comentários:

Anónimo disse...

Será que a enfermidade do "pequeno João" no Facebook de Diana Faijao tem a ver com este POST. Se sim, entrem em contato direta com ela.

Unknown disse...

Acabo de ler José, espero que ele melhore, estou pesquisando sobre =(