Powered By Blogger

Apresentação

A ideia para criar este blog surgiu no âmbito do tema da nossa Área de Projecto, que relaciona a saúde e os avanços da ciência e da tecnologia nos nossos dias com o quotidiano.

Escolhemos o tema da auto-imunidade porque está inserido no fascinante capítulo do livro de Biologia doptado pela escola, "Imunidade e Controlo de Doenças", e também pois a pesquisa será muito importante para a nossa vida profissional futura.

Neste blog postaremos inúmeras doenças auto-imunes, e esperamos que estas informações sejam úteis aos leitores.

terça-feira, 20 de maio de 2008

URTICÁRIA CRÓNICA

De modo geral a urticária tem origem alérgica, por respostas imunológicas exageradas em relação a certo antigénio, ou emocional, traduzindo-se por pápulas vermelhas ou brancas na pele, que aparecem e desaparecem. Porém, nos casos de urticária crónica estão quase sempre envolvidas desordens auto-imunes, que tornam o organismo alérgico a si mesmo. O que sucede é que os mastócitos lançam histamina e outros químicos a mais no sangue dos capilares, causando o afloramento desnecessário de células de defesa ao local. Muitas vezes está associada a outras doenças como lúpus ou tiróidite, e além de envolver o tal rubor e as pápulas, em muitos casos manifesta angioedema (edema ao nível dos olhos, lábios, mãos, pés e garganta).
Uma das formas de diagnosticar devidamente este tipo de urticária é confirmar se a urticária está envolvida com agentes externos. Para isso, após uma boa conversa, o médico pedir-lhe-á que durante semanas conserve um diário onde registe todas as actividades, medicamentos e alimentos tomados e talvez que realize testes alérgicos. Descartada a hipótese de causa alérgica, serão necessárias análises ao sangue e outros testes laboratoriais.
A terapêutica utilizada costuma ser o bloqueio da acção da histamina pela toma de anti-histaminas orais como Claritin, Allegra, Zyrtec, Atarax, e Benadryl. Outros medicamentos como corticosteróides, anti-depressivos tricíclicos, injecções de adrenalina, leucotrienos e imunossupressores (Cyclosporine) podem ser úteis no tratamento da urticária de origem auto-imune.

2 comentários:

Anónimo disse...

Mas o k é isto meu deus???so engraxar so engraxar sinceramente......ó meu deus???so por causa disto vou vos meter aki uma anedota...Sabiam k o hitler tinha sangue judeu????




No pára-choques do carro...hehehehehehehehehehehehehehehehehe..

suas malukas....suas malukas.....ninguem faz um blog sobre urticária e essas coisas....so voces sinceramente

Reberte disse...

Pessoal, tem um site que pode ajudar vocês:

http://urticariacura.com.br